Abril: parte 2

Chegamos à metade de abril: que mês fantástico!

Iniciamos com uma semana ao lado de Jairo Restrepo (Colombia) e Ignacio Simon (México), em uma parceria com a Fundação Praia Vermelha, Univali, a ONG Teto Verde e o CPA (Comissão de Permacultura e Agroecologia), na realização do curso de Agricultura Orgânica e Microbiologia dos Solos.

Este não foi um mero curso, foi um treinamento de subversão em defesa da soberania alimentar, da autonomia dos povos, da saúde, da terra… enfim, da VIDA! O próximo passo acontece neste fim de semana, no domingo, aqui no sitio! Realizaremos praticas de Cromatografia do Solo e elaboração de adubo orgânico fermentado do tipo Bokashi.

Mas você não participou do curso e não conhece muito bem o processo… No hay problema! O Eng. Agr. Alessander Von Wagner dará as orientações e informações básicas e a Prof. Eng. Agr. Dalva Schuch também estara presente, dando apoio.

BOKASHI – preparação

DSC_0099

BOKASHI – mistura

DSC_0106

CROMATOGRAFIA DE PFEIFFER

A técnica consiste em separar amostra de solo que após ser colocada em contato com reagentes simples, a exemplo de uma solução de soda cáustica, e um filtro de papel, gera os cromatogramas cuja interpretação das cores e desenhos, formados pelo processo químico, fornece uma análise da qualidade e quantidade de microorganismos, estrutura mineral e as proteínas contidas no solo, que serão determinantes para a qualidade dos alimentos produzidos.

A cromatografia leva em conta o metabolismo do solo vivo: disponibilidade e eficiência da solubilidade, concentração, constância e qualidade biológica dos nutrientes e a relação entre estes elementos.

DSC_0118

OFICINA NESTE DOMINGO 21/04

Cromato-NovaOikos

O que você acha disso? Vamos conversar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: