PANGEA

O Grupo PANGEA é resultado da vontade de explorar diversas atividades coletivamente e fora do âmbito exclusivo do espaço da Nova Oikos. É formado atualmente pelos sítios Nova Oikos e Panaceia, o projeto OqSomos e Biogarden Design. Realizamos eventos, cursos e oficinas, suportamos nossos projetos e os de parceiros e recentemente iniciamos a prestação de consultorias de Gestão Holística para design de propriedades rurais e urbanas, orientações técnicas, transição orgânica, entre outros.Pangea_Banner

Neste fim de semana marcamos presença na EXPO RURAL 2014 – a grande festa de aniversário do município Camboriú – SC. O nosso stand, do Grupo PANGEA – Gestão Holística, deu trabalho na logística, mas ficou lindo! As plantas ficaram por conta da Dalva, que além de jardineira e criadora de solo é Eng. Agrônoma: vasos com nosso querido capim Vetiver e também as caixas/canteiros dos estudantes de gastronomia da Univali com lavanda, manjericão, melissa, cebolinhDSCN1626a… deram um toque cheiroso ao nosso cantinho!

Os banners do espaço PANACEIA e do nosso grupo, foram arte minuciosa do Alexandre do projeto OQSomos e foram pendurados em bambus aqui do sítio, amarrados com sisal (fibra natural). O mobiliário foi composto de materiais de recuperação, meus e do Fabinho: carretéis de cabos, pallets, e bancos feitos de madeira de caixaria.

Conhecemos a querida Noeli do Sítio Flora Bioativas, de Porto Belo que estava com stand atrás do nosso, com sua produção espetacular de produtos de Ora-Pronobis e Tupinambur além do mel e outras delícias. Vale a pena procurar no google sobre essas plantinhas!!!

Recebemos alguns professores – e agora parceiros – do IFC de Camboriú, da Secretaria da Saúde, da Polícia Militar, do Sebrae, de escolas municipais e claro, alguns dos nossos fiéis guerreiros: a família Ghizzi de Brusque, a família Vaccaro (Sítio Panaceia), o Dr Haylor – benfeitor da Nova Oikos, e as quatro mexicanas mais risonhas da redondeza, pupilas da Dalva! À todos, nossos sentimentos de gratidão pelo suporte e abertura para futuros trabalhos em conjunto! DSCN1622

Mas, apesar do que foi belo e alegre nesse evento, como o torneio de dominó, as danças tradicionais, a dança do grupo da melhor idade, e a descoberta de uma moradora de Camboriú, de 101 anos, que ganhou o kit sorteado pelo Sítio Flora Bioativas, o evento também proporcionou momentos de terror marcados principalmente pelo rODEIO. Não bastassem os traumatizantes momentos dos pobres animais, os outros (animais) deram um show de ignorância nos microfones, apelando em alto volume às piores baixarias homofóbicas e sexistas para “animar” a festa. Bem em frente ao nosso convivial stand, o grande coliseu estava vestido a rigor, em vermelho de violência (não somente contra os animais) e preto – provavelmente simbolizando a escuridão existente no interior daquelas mentes….

FELIZMENTE NÃO É SÓ DE PÃO E CIRCO QUE VIVE O HOMEM, e aproveito para deixar o convite para nossa próxima oficina: a II Permacultura na Prática, que será realizada no sítio PANACEIA, na Limeira, também em Camboriú, neste sábado (12 de ABRIL) das 9 às 17h. O valor da oficina foi recalculado (R$ 35 – valor de gratidão pela contribuição antecipada, e R$50 no dia – valor que viabiliza nossos trabalhos). Peço que leiam o post “Nova Oikosnomia” que conta sobre algumas novas realizações sobre nossas condições de viabilidade econômica.

Boa semana a todos!!!

Mildred

Um comentário em “PANGEA

  1. Pingback: Documentário sobre Permacultura | Nova Oikos

O que você acha disso? Vamos conversar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: