Reflexão – Produtos de Higiene

Finalmente tirei uns minutos para descorir o que é o tal CARBOMER que utilizam na fabricação do gel dental que eu uso todos os dias. É um polímero acrílico hidrosolúvel. Ou seja, um plástico (petróleo) solúvel em água… Esse gel dental é uma misturinha desse carbomer com óleos essenciais. Agora fico com medo de serem óleos sintéticos. Mas vou me informar, pois sei quem fabrica esse produto.

Minha reflexão continua… fabricamos os nossos sabonetes e sabões aqui na Nova Oikos – Permacultura & Decrescimento e algumas vezes é necessário algum produto químico como a soda cáustica. Mas nunca usamos derivados de petróleo nesses processo. Recentemente cortamos inclusive o uso da esponja sintética (essa que agora estão aclamando ecológica porque começou a ser reciclada – scoooorgcht- brite) Passamos a usar a bucha vegetal também para lavar a louça. A bucha além dar conta do recado, depois de velha pode ir pra composteira. E é só “pegar” mais, bem em frente à casa, no pé que veio neném da casa da Adalgiza Gh. Me parece mais coerente…

Então voltando ao gel dental pensei: bom, continua sendo mais econômico em termos de variedade de elementos derivados da indústria e dependente de petroleo. Sei quem fabrica e onde. Sei que tipo de comércio estou suportanto toda vez que compro e ainda, sei que salutarmente falando, continua sendo bem melhor que a Colgaaaaarghte. Continuo feliz pela minha escolha.. mas quando acabar o tubo provavelmente voltarei a triturar salvia com bicarbonato. Já que o pézinho de salvia saiu da depressão e voltou a sorrir pra mim..

Essa reflexão dedico ao Jorge Timmermann, que toda vez que me encontra me deixa cheia de pulgas atrás da orelha, ao OQSomoS – Consciência Educação Reconstrução que me subverteu ao uso do limão em tudo, à Dalva Sofia Schuch que me ensinou os milagres do vinagre e do bicarbonato e ao Fábio Guarani-Kaiowá Vaccaro de Carvalho que encontrou a base vegetal de babaçu pros nossos sabonetes. É em rede que crescemos e conseguimos caminhar nossos discursos. Walking the talk não é tão evidente assim, a gente precisa estudar… todo dia…

O que você acha disso? Vamos conversar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: