ECOETRIX

Em 2013, participamos com a Arquitetura da Terra do Bioconstruix em Sao Thomé das Letras, MG – evento de aprendizagem sobre construção natural, permacultura e arquitetura apropriada. Foi assim que conhecemos o projeto do Ecoetrix. Neste ano estivemos novamente la, junto com Marcos Ninguém, para a realização de um PDC. Foi durante esses dias que tivemos um contato mais profundo com os ideais e a missão do projeto e nos tornamos parceiros.

Reportagem da TV local de Varginha, sobre o PDC 2014 no Parquescola.

O Ecoetrix realiza muitos trabalhos voltados para a infância e adolescência e tem uma abordagem social e humana muito forte; um pouco diferente da Nova Oikos que recebe muito mais adultos para capacitações e vivências. É essa diversidade de abordagens que enriquece nosso movimento e integra as diferentes personalidades e inteligências. Em união e solidariedade, hoje usamos este espaço virtual para suportar a campanha de financiamento colaborativo deste projeto, que sofreu um sinistro pesado no ultimo mês.

Max Tovar 13 October at 13:20 · Muito triste – ações inconsciente de Turista ao soltar foguetes / incendeiam a montanha – as 13 horas começa um fogo muito violento e sai queimando – em horas destrói o que levamos meses e anos para fazer – parte do Ecoetrix Parquescola foi queimado / com muito esforço salvou o salão de aula , mas 6 espaços educativos viraram cinzas – marcenaria oficina – banheiros – iglus – mas graças a Deus ninguém se feriu – precisamos de apoio para seguir em frente – não pretendo deixar que obstáculo nos impeça de promover a fé e a transformação – venha fazer parte desta rede de pessoas que se importam – Eu Me porto -“

visite: http://benfeitoria.com/ecoetrix

A campanha havia sido lançada antes do acidente e estava destinada à finalização de algumas estruturas e melhorias gerais no projeto. Agora, essa energia financeira será também destinada à recuperação e reconstrução do que foi avariado pelo fogo.

“Gugu Costa: Amigos que estão curtindo estas mensagens, qqr colaboração financeira faz muita diferença para nós agora, 10 daqui, 20 dali, 50 de acolá… Tivemos uma perda de 50mil em patrimônio, uma pequena força de muita pessoas transforma a realidade.
No
beifeitoria.com/ecoetrix temos a plataforma montada para sua colaboração. Una seus amigos e realize uma benfeitoria pela reconstrução do Ecoetrix Parquescola.
Você faz parte deste sonho!”

visite: http://benfeitoria.com/ecoetrix

conheça: http://www.ecoetrix.com.br/

O QUE É O Ecoetrix Parquescola?

O Ecoetrix Parquescola é um centro de desenvolvimento de envolvimentos. Lugar de estímulos e oportunidades para que as pessoas possam estar mais próximas umas das outras e mais próximas do meio socioambiental no qual estão inseridas, em um constante exercício de integração. Um espaço vívido, criado para ser um ambiente de intuição, inspiração, motivação e difusão de valores que reflitam a importância de se estabelecer uma sociedade sustentável através da educação, da arte, da cultura, da economia, da ecologia e da própria vida humana por meio de uma vivência consciente e saudável dentro da relação espaço/tempo. No ano de 2010 na cidade de São Thomé das Letras o Parquescola começa a ser construído com vistas à materialização do sonho de pessoas que compartilhavam da necessidade de construir um ambiente representativo ao se pensar em sustentabilidade. Assim, impulsionados pela idealização de sua fundadora, Max Tovar, outras pessoas abraçaram o projeto e se envolveram diretamente em sua construção. Caso do Bioarquiteto, Gugu Costa, responsável pela dinâmica arquitetônica e paisagística do parque, privilegiadamente localizado no alto de uma das muitas montanhas que cercam e caracterizam a região.

“Parquescola” é um neologismo intencional, que expressa com simplicidade a proposta do Ecoetrix de trabalhar a tríade Educação, Cultura e Sustentabilidade. Assim, o Parquescola em São Thomé das Letras atua com objetivo de ser uma escola onde teoria e prática não se distinguem dentro de um ambiente fértil para a imaginação. Um parque aberto onde construção se torna bioconstrução, onde a arte se torna bioarte, onde a conexão entre espaço e pessoa garantem uma sinergia orgânica, saudável e bioconstrutiva. Cerca de 2 anos depois do início da criação do Parquescola em São Thomé das Letras descortinou-se um cenário de oportunidade para expandir o conceito e ampliar as ações até então desenvolvidas. Isso se concretizou com a abertura de uma versão urbana do Ecoetrix Parquescola em Varginha, uma das cidades pólo do Estado. A ideia foi fundar uma alternativa de espaço para a cidade que lhe servisse não só como exemplo, mas também como modelo de um lugar onde se busque uma convivência harmônica com o espaço urbano através de relações equilibradas e conscientes.

Sem desconsiderar as diferenças, os 2 parques em essência fundamentam-se nos mesmos preceitos e buscam o mesmo objetivo de promover o equilíbrio nas relações entre pessoa/pessoa e pessoa/meio, sendo canal de conexão das diversidades em prol da autonomia e liberdade de expressão, estabelecendo um elo entre o individual e o coletivo para a construção de uma sociedade justa e sustentável. Como? Através de uma Educação Orgânica, da Economia Solidária, da Permacultura, da Biocontrução e da Ecologia da Consciência. Nessa caminhada contamos com a colaboração de parceiros que conectados ao Ecoetrix fortalecem a esperança de que nossos sonhos são possíveis. Pessoas reconhecidas por sua luta e obra como o Professor José Pacheco (Escola da Ponte), o educador Marcos Arruda (Economia do Amor), o permacultor Marcos Ninguém (Permacultura) que juntos à idealizadora do Parquescola, Max Tovar (Ecologia da Consciência) e ao Bioarquiteto Gugu Costa (Bioconstrução) representam uma equipe engajada em construir uma sociedade sustentável.

Para saber mais, basta se conectar, pois aqui todos somos elos.

O que você acha disso? Vamos conversar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s