Relato PDC em Curitiba – Julho/2015

conexaoComo todo sonho e todo novo projeto, nosso primeiro PDC realizado em meio urbano, começou a se tornar realidade no momento em que compartilhamos a ideia com a WakeUp – Laboratório Colaborativo. Estávamos há pouco mais de um mês da data encontrada para o PDC nas agendas dos dois projetos. Começamos então a contatar os parceiros do IPEPA – Instituto de Permacultura do Paraná para formar a aliança e constituir o time de facilitadores.

Todas as respostas foram positivas, mas ainda havia o desafio de organizar com o time as atividades práticas e distribuir o conteúdo de forma que todo o currículo proposto por Bill Mollison em seu “Designer’s Manual” fosse integrado às exposições teóricas e as atividades práticas. À medida que as inscrições foram sendo feitas, o comprometimento geral foi crescendo e conseguimos vislumbrar o curso tomando forma, corpo e energia própria.

Organizar as visitas aos projetos e participação dos convidados foi outro desafio, mas tudo fluiu na maespiralis perfeita caordem Divina.Em Curitiba acontece MUITA coisa relacionada à essa mudança de sociedade que a Permacultura propõe. São muitos e diversos projetos rolando na região urbana, periferia e municípios vizinhos. Quem tiver interessado em conhecer, busque as pessoas e projetos que referenciamos neste texto, arregace as mangas e vá colaborar!

Para as atividades práticas, tivemos plantação de mudas de frutíferas nos canteiros das ruas, construimos um espiral de ervas com paralelepipedos soltos em um trevo próximo, redesenhamos o canteiro e o palco da wakeup, construimos minhocarios, uma composteira, visitamos a agrofloresta do S. Irio no Municipio de Piraquara em parceria com o Instituto IDEAL, visitamos obra sustentável no centro de Curitiba guiados pelo bioconstrutor João Minuzzo e finalmente o grupo criou e apresentou duas propostas de design para o Parque Gomm e para a WakeUp Colab.

pumba compostaAs exposições teóricas foram permeadas de discussões, exemplos práticos, intervenções de convidados especiais (Kleber Antonio (PANCS), Amanda Sato (Economia Criativa), S. Irio (Agricultura e Conexões da Terra), entre outros!

Queremos deixar um SALVE ao pessoal da Casa Labirinto, (agradecimento especial ao Diogo Coneglian, Luca Rischbieter e Marcos Mandala) e do Salvemos o Bosque do Parque Gomm, do GESAF – Grupo de Estudos em Sistemas Agroflorestais da UFPR (AHô Stephanie Albuquerque, João Minuzzo, Pedro, Guilber e Anderson e toda a galera que compareceu no PREÁ!) e a Central do Abacaxi, que nos serviu deliciosamente!

Abaixo selecionamos alguns recortes das avaliações do curso, realizadas pelos participantes, apenas para servir de referência para outras pessoas que estejam buscando mais conhecimento na área da Permacultura, para que se inspirem! Nosso próximo PDC será no fim deste ano, ou inicio de 2016.

INFOS: nova.oikos@gmail.com

zona11zona31zona01

MAIS RELATOS:

Ipepa e Nova Oikos ministram PDC em Curitiba

Valeu!!!

Um comentário sobre “Relato PDC em Curitiba – Julho/2015

O que você acha disso? Vamos conversar!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s