Marcenaria e Carpintaria

No início de 2017 começamos uma pequena produção de móveis artesanais em madeira de lei de demolição para mobiliar nossa própria casa. Com a compra de alguns equipamentos mais específicos, a produção começou a se aperfeiçoar e começamos a aceitar algumas encomendas conforme nossa disponibilidade, em vista dos cursos e eventos da Nova Oikos Permacultura.

Para 2018, já reservamos a maior parte do tempo disponível à execução de pequenas obras em bioconstrução (construções em terra crua) e madeira, além da marcenaria.

Os móveis que produzimos são em geral de madeira reaproveitada. É possível escolher entre madeira de lei (madeiras duras, resistentes e que normalmente adquirimos da demolição de alguma casa antiga), ou madeira mais leve e menos resistente, mas muito prática, reaproveitando por exemplo, carretéis de fios de eletricidade, madeira de caixaria (geralmente tábuas de pinus), caixotes de frutas ou pallets. Não obstante, madeiras “novas” também podem ser utilizadas na fabricação dos móveis que, por serem feitos por encomenda e sob medida, obedecem o gosto e a necessidade de quem solicita.

Algumas dicas para decidir:

  • Madeira de Lei de demolição: valor final mais elevado, mas certamente um móvel ou estrutura que vai durar muitos anos. Para um aspecto mais rústico e móveis de interior, é possível aplicar apenas ceras ao invés dos produtos químicos impermeabilizantes. A madeira de demolição normalmente apresenta imperfeições tanto naturais da madeira (veios, cores mescladas) como do tempo (tonalidades, desgastes, envergamento) e do uso anterior (furos, lascas, pintura). Estas são características que tentamos aproveitar ao máximo como conceito estético.
  • Madeira de reaproveitamento: são os carretéis, pallets, etc. São em geral de pinus ou madeiras com pouca resistência à ação do tempo e dos insetos como cupins e brocas. Para exteriores é preciso reforçar a aplicação de vernizes, stain ou seladores. Estas madeiras, assim como as de demolição, apresentam marcas, furos, etc.
  • Madeiras novas permitem a produção de móveis e estruturas sem o tom rústico, melhor esquadrejamento e precisão de encaixes, definindo um estilo mais moderno, sem as imperfeições e marcas características da madeira reaproveitada.
  • Para os acabamentos, nossa marcenaria dará sempre preferência aos produtos mais naturais para o tratamento contra insetos, fungos e hidro-repelência, com o uso de óleos de neem, ceras naturais e produtos industrializados à base de água. Também é possível realizar o tratamento com fogo para determinados projetos.

 

O que fazemos?

– MARCENARIA: bancadas de cozinha, de banheiro, armarinhos, cristaleiras, bancos, mesas, prateleiras, camas, armários, móveis em geral, bancos e mesinhas de jardim.

– CARPINTARIA: pergolados, decks externos, casinhas de árvores e estruturas lúdicas para crianças. Estruturas externas para jardins e cultivos, como viveiros, estufas , Estruturas em madeira roliça ou quadrada para varandas, galpões ou casas rústicas.

%d blogueiros gostam disto: