O projeto

11

A Nova Oikos surgiu de um sonho de Mildred Gustack, que assim resume a motivação inicial do projeto: “Como viver como eu acredito e me transformar naquilo que eu quero ser, não naquilo que esperam que eu seja?” E as bases que encontrou para a construção de uma vida coerente e plena são a permacultura, o decrescimento econômico e o compartilhamento.

Mildred foi estudar na França para estruturar uma indústria da água mineral na propriedade da família – a maior área de mata atlântica preservada da região, ao lado do caos urbano, degradação ambiental e especulação imobiliária que constitui a cidade de Balneário Camboriú. Contudo, nas suas andanças ela conheceu a permacultura e o decrescimento, e seus planos mudaram. Mildred voltou do mestrado com a missão de implementar seus ideais no cotidiano, modificando seu entorno imediato e o mundo à sua volta. E assim, em 2010, surgiu a Nova Oikos – ainda no plano teórico, em forma de dissertação.

Desde então, Mildred conheceu e aplicou a bioconstrução a partir da permacultura, aliando construção e planejamento, assim como o compartilhamento e a multiplicação desse conhecimento. O primeiro curso, em que as primeiras paredes do galpão onde hoje são feitas as exposições teóricas nos cursos da Nova Oikos foram levantadas, foi com a arquiteta Cecília Prompt, de Florianópolis. “A maneira que considero coerente desenvolver esse trabalho é abrir as portas e compartilhar com grupos para que possamos criar experiências”, diz Mildred.

“Aqui não existe ninguém prestando serviço pra ninguém, um público, um nicho de mercado. Mas alguém que iniciou um sonho sendo coerente com seus ideais – que se reflete em como se alimentar, como se vestir, como se relacionar -, que se encontrou no âmbito ambientalista, econômico e ativista.” Afinal, como podemos criar relações de modo que possamos ter tudo aquilo que precisamos para viver, em harmonia com todos os seres? A permacultura traz essa resposta – trata-se de uma ciência prática, não abstrata.

E assim muitos cursos, vivências e PDCs (Cursos de Design em Permacultura) se seguiram, e a família Nova Oikos só cresce – bem como seu espaço bioconstruído, suas agroflorestas e a rede de relações que tece.

DSC_0436

 

Conheça mais essa história: 

Restrospectiva 2012 – 2015

PDC Nova Oikos e o sonho do dragão